13 países que ultrapassaram o Brasil durante a era PT e hoje são mais ricos que nós

O Brasil realmente progrediu durante os mais de 13 anos de governo do PT em termos absolutos, saímos de um PIB per Capita de $ 9.514,49 em 2002 para um de $ 15.153,21 em 2016. O PIB per Capita é um dos principais indicadores da riqueza de um país por ter uma enorme influência sobre vários outros indicadores econômicos e sociais.

Relativamente porém, ficamos para trás. O mundo parece ter avançado mais rápido que o Brasil neste mesmo período, tanto que nada menos que 13 países ultrapassaram o Brasil e hoje são mais ricos que nós. São eles: Turcomenistão, Botswana, Tailândia, Romênia, Bulgária, Costa Rica, República Dominicana, China, Panamá, Turquia, Iraque, Uruguai e Azerbaijão. Todos esses países tinham um PIB per Capita menor que o do Brasil em 2002 e passaram a ter um maior até 2016.

 

Nesse  primeiro gráfico, vemos a comparação do aumento do PIB per Capita do Brasil com o da média mundial. Perceba que foi justamente em 2016 que o Brasil foi ultrapassado pela média mundial.

Fonte: Banco Mundial

E nesse segundo gráfico, temos a comparação entre o Brasil e os 13 países que nos ultrapassaram.

 

Fonte: Banco Mundial

Fomos ultrapassados até pelo Iraque. Isso mesmo: pelo Iraque! Um país que entrou em guerra em 2003, foi bombardeado, teve sua infra-estrutura destruída, depois viu o surgimento do ISIS, o grupo terrorista mais fanático e brutal dos últimos anos, viu este grupo conquistando grandes partes de seu território e mesmo assim, ainda ultrapassou o Brasil em produção de riquezas. A prova de que a corrupção e a má gestão podem causar mais estragos do que a guerra e o terrorismo.

É engraçado ver que em 2002, o Brasil era mais rico que alguns países europeus como Romênia e Bulgária e hoje somos mais pobres do que um país africano: a Botswana. Costumávamos usar países asiáticos como China e Tailândia como sinônimos de trabalho escravo e insalubre e hoje, eles são mais ricos que nós.

E não tem como responsabilizar outros governos por essa vergonha se não os governos do Partido dos Trabalhadores. Todos esses países ultrapassaram o Brasil entre 2002 ou 2016, lembrando que o PT permaneceu no poder até a metade de 2016, ou seja, esse resultado é de inteira responsabilidade do PT.

O único país que era mais rico que o Brasil e ficou mais pobre foi a Líbia, país que também foi devastado por uma guerra recentemente.

O fato não foi que o Brasil não tenha evoluído, mas que ele tenha apresentado uma evolução pífia e o mais incrível, foi como uma parcela tão grande da população tenha se contentado com tão pouco. Me refiro não aos ideólogos de mente lavada pois esses, levados pela ideologia, são capazes de enxergar até um declínio acentuado como se fosse um enorme progresso, me refiro a grande massa dos eleitores do PT que foi convencida de que suas vidas realmente mudaram radicalmente pra melhor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *