Brasil fica em 116º dentre 144 países em ranking de Educação



E o mais grave é que a mídia não está repercutindo estes dados devidamente. Então cabe a nós fazer com que as pessoas tomem consciência desta situação alarmante.


O Brasil ficou em 116º entre 144 países em um ranking de qualidade da educação, feito pelo Fórum Econômico Mundial. E no ranking que avalia especificamente a qualidade do ensino de matemática e ciências FICAMOS EM 132º LUGAR.

Isso é muito grave. A situação está muito ruim mesmo. Somos quase os piores do mundo. Isso é simplesmente inaceitável.

A avaliação da qualidade da educação é apenas uma variável usada pelo índice que calcula o grau de preparação de vários países ao ambiente digital.

Aqui está o relatório completo. O índice da educação está na página 324.

Este relatório traz ainda vários outros rankings interessantes como eficiência do sistema regulatório, competitividade, ambiente para negócios, número de procedimentos necessários para abrir uma empresa, tamanho da carga tributária sobre empresas, tarifas telefônicas, etc.
E é impressionante como o Brasil ficou assustadoramente mal em todos estes rankings.

A coisa tá feia mesmo galera! E o pior de tudo é que a mídia não está repercutindo isso devidamente. Talvez estejam com medo das conseqüências políticas que isso pode trazer. Precisamos então nós mesmos desempenhar este papel e divulgar estes dados vergonhosos. O primeiro passo é ter consciência do problema.

2 comentários:

  1. isso e assunto de envergonha o Brasil só se preoucupa com a copa do mundo e esquece que nesse "país" tem um povo onde a educação ta péssima

    ResponderExcluir
  2. como assim madagascar é uma ilha, uma ilha cara, e tem índices melhores que os nossos.

    ResponderExcluir