A Suécia é Socialista?



Socialistas gostam de usar a Suécia como exemplo de socialismo bem sucedido, usando como único argumento, o generoso estado de bem estar social sueco. Mas o fato é que a Suécia segue uma série de políticas que estes mesmos socialistas consideram liberais ou conservadoras, tais como:

1. É a 10ª Economia mais aberta do mundo (Segundo a Câmara Internacional de Comércio) [1]
2. É o 8º país mais favorável aos negócios no mundo (Segundo o Banco Mundial) [2]
3. É lar de várias empresas privadas multinacionais como Electrolux, Ericsson, Absolut, Tetra Pak, Scania, Ikea e Volvo.
4. Pratica políticas macroeconômicas ortodoxas tais como:
- Câmbio flutuante [3]
- Regime de metas de inflação [4]
- Taxa de Juros Real positiva (0,10% em 2015) [5]
- Dívida pública relativamente pequena (43,8% do PIB - A do Brasil já é de 58,9%) [6]
5. É o 9º país com mais armas por habitante [7]
6. É uma monarquia constitucional

Até mesmo a alta carga tributária é na verdade, evidência de uma política fiscal ortodoxa, afinal é bem melhor bancar um estado de bem estar social com impostos do que com endividamento público ou com inflação e muito melhor obviamente, do que ter uma divida impagável mesmo com alta carga tributária, como é o caso de muitos países europeus hoje.
E mesmo o estado de bem estar social da Suécia vem diminuindo nos últimos anos [8], mas esse é um assunto que vamos tratar melhor em posts futuros.

[1] http://www.iccwbo.org/global-influence/g20/reports-and-products/open-markets-index/
[2] http://www.doingbusiness.org/~/media/GIAWB/Doing%20Business/Documents/Annual-Reports/English/DB16-Full-Report.pdf
[3] https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_with_floating_currencies
[4] https://en.wikipedia.org/wiki/Inflation_targeting
[5] http://exame.abril.com.br/economia/noticias/brasil-e-primeiro-lugar-mundial-de-longe-em-juros-reais
[6] https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/sw.html
[7] https://en.wikipedia.org/wiki/Number_of_guns_per_capita_by_country
[8] http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/10677/Juliana_DISSERTACAO.pdf?sequence=1

Um comentário:

  1. O que o fato dela ser considerada a 10a mais aberta do mundo, a 8a mais favorável aos negócios (a China é o país que mais atrai capital atualmente), lar de empresas multinacionais (há muito mais na China comunista), contraria o fato de ser socialista?

    O que o fato de ser o 9o país por posse de arma por habitante tem relação com o socialismo, onde, em qualquer doutrina socialista se prega ou proíbe o número de armas. No Brasil, inclusive, o PCO é totalmente contra o controle de posse de armas.

    O mais absurdo dos argumentos, o que prova que não há realmente nenhum amparo na lógica, é citar a dita "alta carga tributária" como "evidência da política fiscal ortodoxa", porque seria melhor financiar com "impostos" do que com "divida".

    Mas é óbvio, esse é um argumento totalmente socialista! O socialimo democrático defende exatamente isso: desapropriação gradual da burguesia através de impostos progressivos para financiar serviços públicos de qualidade. Você pode até, se for um socialista muito moderado, excluir da frase a parte da "desapropriação gradual da burguesia", mas o resultado é o mesmo.

    Qual a diferença do socialismo para o comunismo?
    Do ponto de vista tributário são opostos. Enquanto países socialistas se baseiam em altos impostos como fonte de financiamento de serviços para população, os países comunistas não tem impostos, pois se financiam através das estatais.

    Essa diferença é causada pelo diferença em matéria de política econômica. Os "socialistas" socializam apenas os grandes serviços (saúde, educação, transporte, etc), enquanto os "comunistas" socializam tanto o serviço, quanto a produção. E nunca houve em nenhum regime comunista, seja na teoria ou na prática, a defesa da estatização geral, porque a estatização só se aplica e se viabiliza com determinado porte mínimo de capital.

    Então, alto impostos são uma condição para o socialismo e zero impostos é um resultado do comunismo, no meio termo temos os países capitalistas/liberais altamente endividados, como EUA, Japão, Inglaterra...

    Agora, se você, sendo um porco capitalista, quer altos impostos para financiar serviços públicos de qualidade, então, você é um socialista e não sabia!

    Agora, se você abre um blog pregando o capitalismo e defendendo a política econômica socialista, então seria melhor para sua reputação "suína" ler mais e teclar menos.

    ResponderExcluir