Michael Dobbs, politico conservador e autor de House of Cards, compara União Européia com Titanic



Com a aproximação do referendo sobre a saída do Reino Unido da União Européia, marcado para o dia 23 de Junho, mais personalidades britânicas manifestam suas posições. Dentre os que se manifestaram recentemente está Michael Dobbs, político tory, autor do livro que inspirou a série House of Cards da Netflix e um dos co-produtores da série, que declarou: "A União Européia é como o Titanic, prestes a colidir com o iceberg, não há como evitar, então nessas circunstâncias, é melhor sair."

Outro partidário da saída do Reino Unido da União Européia, o prefeito de Londres, Boris Johnson, criticou a intromissão do presidente americano Barack Obama nessa delicada questão interna. Ele disse que as declarações de Obama são uma "peça de hipocrisia ultrajante e exorbitante".

Em resposta ao partidários do "fica", que argumentam que a saída da União Européia traria um futuro incerto para o Reino Unido, Dobbs disse que com a saída do Reino Unido, o futuro da União Européia também ficaria incerto.
Dobbs também insiste que a saída não prejudicaria a economia do RU, já que não causaria uma redução no comércio entre o país e o bloco europeu.

Ele defende também que o Reino Unido deve buscar um modelo de relações com a União Européia diferente daqueles da Suíça e Noruega, outros dois importantes países europeus que optaram por não fazer parte do bloco.

Fonte: 

Um comentário:

  1. Teremos que observar o Mercosul e no caso não deixar o Brasil aderir à essa política que propõe uma moeda única nos países que participarem dessa organização. Para efeitos de comparação temos um exemplo dos Tigres Asiáticos, que apresentam altas taxas de crescimento e um grande desenvolvimento social e econômico.

    ResponderExcluir