Alegações de que presidente da Croácia é nazista são falsas

Recentemente a presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarovic, chamou a atenção da mídia e cativou pessoas pelo Brasil e pelo mundo, por assistir os jogos da copa na arquibancada, junto com torcedores e por pagar pelos ingressos com seu próprio dinheiro.

Entre sites e páginas de esquerda nas redes sociais porém, circula a notícia de que a presidente seria nazista ou fascista, por ter se deixado fotografar segurando uma bandeira da NDH – Estado Independente da Croácia, um estado fantoche da Alemanha nazista que governou a Croácia entre 1941 e 1945. A foto em questão, você pode conferir abaixo, mas será que se trata mesmo de um símbolo nazista?

Acontece é que, pra começar, essa não é a bandeira NDH. A bandeira da NDH trazia o símbolo da Ustaše no canto superior esquerdo, como aparece na imagem abaixo:

Bandeira da NDH (estado fantoche da Alemanha nazista) entre 1941 e 1945

A versão que a presidente segura não carrega tal simbolo. No entanto, o que alguns argumentam é que não a bandeira, mas o escudo que aparece nela é que remete ao período nazifascista. Reparem que o escudo é ligeiramente diferente daquele que aparece na atual bandeira da Croácia. O xadrez do atual escudo começa com um quadrado vermelho, o da NDH começa com um quadrado branco.

Bandeira atual da Croácia, usada desde Dezembro de 1990.

Acontece é que, segundo este artigo da Wikipedia, essa versão da bandeira, com essa versão do escudo, chegou a ser usada por um curto período, logo após a independência da Croácia, entre 25 de Julho e 21 de Dezembro de 1990, ou seja, já na fase democrática. Reparem também que a largura da bandeira que Kolinda segura na foto, se aproxima mais desta do que da bandeira Ustaše..

Bandeira da Croácia entre 25 de Julho e 21 de Dezembro de 1990. A mesma que Kolinda aparece segurando.

 

Conclusão: Kolinda não é nazista ou pelo menos não podemos tirar essa conclusão olhando apenas para a referida foto. As motivações para tais Fake News por parte da esquerda podem ser várias: 1. Kolinda é de um partido de direita e chegou ao poder após derrotar um candidato pelo qual a esquerda torceu muito; 2. Mulheres de direita na política são um constrangimento para o discurso de parte da esquerda; 3. A parte mais desonesta da esquerda tenta associar toda e qualquer forma de direita política com o nazismo e 4. A bandeira que Kolinda aparece segurando foi usada pelos patriotas croatas como alternativa à bandeira da Croácia sob dominação da Iugoslávia comunista. É portanto, um símbolo de resistência contra a tirania do império comunista que governou os balcãs com mão de ferro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *