Os países mais favoráveis aos negócios

O Doing Business é um estudo anual, elaborado pelo Banco Mundial desde 2003, que analisa o ambiente regulatório sobre as empresas de mais de 185 países, com o propósito de medir o quanto cada país é capaz de oferecer um ambiente favorável aos negócios e proteger os direitos de propriedade privada.
O estudo apresenta, a cada ano, uma análise detalhada dos custos, requisitos e procedimentos aos quais as empresas privadas são submetidas em cada país e, em seguida , cria um rankings entre eles.

O Relatório cobre 11 áreas que afetam a vida de uma empresa: abertura de empresas, obtenção de alvarás de construção, obtenção de eletricidade, registro de propriedades, obtenção de crédito, proteção de investidores minoritários, pagamento de impostos, comércio internacioal, execução de contratos, resolução de insolvência e regulação do mercado de trabalho.
Os indicadores são utilizados para analisar resultados econômicos e identificar quais reformas de regulamentação de negócios funcionaram, onde e por quê.
O Relatório também é amplamente conhecido e utilizado por acadêmicos, legisladores, políticos, especialistas em desenvolvimento, jornalistas e pela comunidade empresarial para avaliar a burocracia e promover reformas.
Comparando dados obtidos ao longo dos anos, o estudo também é capaz de avaliar quais reformas foram mais bem sucedidas e assim, apontar possíveis modelos para outras economias.

Independente das conclusões específicas apontadas nele, o relatório é conclusivo principalmente ao mostrar uma nítida correlação entre desenvolvimento econômico e social e fatores tais como, um ambiente favorável aos negócios e à iniciativa privada, a proteção aos direitos de propriedade e um sistema regulatório enxuto e eficiente.

Veja mais em:
Site oficial do Relatório Doing Business

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *