Preços carregam informação: Prevendo o tempo através dos preços do suco de laranja

Hayek dizia que preços carregam informação. Um volume tão grande e disperso de informação que órgão burocrático nenhum jamais conseguiria reunir num lugar só.

Richard Roll porém foi um pouco além ao demonstrar que tipo de informação pode estar contida nos preços. Para isso, ele usou como exemplo os preços futuros do suco de laranja.
O que determina se as colheitas de laranja serão abundantes ou não e consequentemente, se os preços do suco serão mais altos ou mais baixos é principalmente, o tempo. É de se esperar então que aqueles responsáveis pelo negócio de suco de laranja, tenham informações sobre previsão do tempo à sua disposição e que usem estas informações para prever a abundância das colheitas. Será então que os preços futuros do suco de laranja carregam informações sobre previsão do tempo?
Richard Roll descobriu que sim e demonstrou inclusive que era possível prever o tempo observando apenas os preços do suco de laranja.

Você pode ler o estudo completo neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *