Primeiro-Ministro da Dinamarca diz seu país não é socialista

O pré-candidato à presidência dos Estados Unidos pelo partido Democrata, Bernie Sanders, é talvez o primeiro candidato ao posto assumidamente socialista, o problema é saber o que ele entende por “socialismo”. Ele repetidamente faz referência aos modelos sociais dos países nórdicos – e especialmente da Dinamarca – como exemplo ideal de “socialismo democrático”.

Mas, em um discurso na Universidade de Harvard, o primeiro-ministro dinamarquês Lars Løkke Rasmussen, disse que embora ele esteja lisonjeado em ver a Dinamarca citada como modelo num debate presidencial amplamente assistido nos Estados Unidos, ele acredita que o rótulo “socialista” não serve para o seu país.

“Eu sei que algumas pessoas nos EUA associam o modelo nórdico com algum tipo de socialismo”, disse ele, “portanto, eu gostaria de deixar uma coisa bem clara. A Dinamarca está longe de uma economia socialista planificada. A Dinamarca é uma economia de mercado.”

Na visão de Rasmussen, “o modelo nórdico é um estado de bem-estar amplo que fornece um alto nível de segurança social para os seus cidadãos, mas também é uma economia de mercado bem sucedida com muita liberdade para perseguir seus sonhos e viver sua vida como você deseja.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *