Um liberal, uma feminista e um socialista se uniram no primeiro movimento negro da história

O que uma feminista, um socialista negro e um liberal clássico têm em comum? Os três se uniram para fundar o primeiro movimento por direitos civis da população afro-americana. Muito antes de Martin Luther King e Malcolm X, ainda no início do século XX, Mary White Ovington, W. E. B. Du Bois e Moorfield Storey se uniram para fundar o NAACP – National Association for the Advancement of Colored People (Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor – Em tradução literal).

O movimento foi criado num momento de crescentes tensões raciais. Os casos de linchamentos de negros se tornavam cada vez mais comuns e mostravam a urgência em reagir contra o racismo. Foi quando Mary White Ovington, uma sufragista e jornalista de Nova Iorque, enviou convites para figuras proeminentes espalhadas pelos Estados Unidos para darem início a uma organização a fim de proteger os direitos civis dos negros americanos. A primeira reunião do grupo aconteceu em 12 de Fevereiro de 1909, e foi marcada nesta data para coincidir com 100º aniversário de Abraham Lincoln. O encontro conseguiu reunir figuras muito distintas, W. E. B. du Bois era a principal liderança negra do grupo, era autor, historiador e sociólogo, adepto do socialismo e do pan-africanismo, já Moorfield Storey, um advogado de Boston, foi o primeiro presidente da organização. Ele era adepto da economia de livre mercado, do livre comércio, além de pacifista e anti-imperialista.

O movimento exerceu um papel preponderante ao combater as Leis Jim Crow, que institucionalizaram a segregação racial nos Estados Unidos, ainda em seu início, combatendo judicialmente casos de racismo, isolados ou institucionais, defendendo negros em casos históricos, influenciando políticos e chegando mesmo a influenciar a nomeação de juízes para a suprema corte.

O NAACP existe ainda hoje e conta com cerca de 300 mil membros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *